Agência Panafricana de Notícias

Balanço do desabamento de edifício na Nigéria pode aumentar, diz embaixador da África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O balanço do desabamento sexta-feira última dum edifício pertencente a uma igreja nos arredores de Lagos, a capital económica nigeriana, poderá aumentar, preveniu esta quarta-feira o embaixador da África do Sul na Nigéria.

O Governo sul-africano confirmou terça-feira a morte de 67 Sul-africanos no desabamento do edifício da Sinagoga « Church of All Nations », então em plenas obras de extensão.

Mais de 300 Sul-africanos membros desta igreja estavam presentes no local no momento do acidente, na esperança de que o líder espiritual da Igreja, TB Joshua, que se apresenta como praticador de milagres, iria curar as suas doenças em fase terminal

Segundo o comissário Lulu Mnguni, o acesso à informação é inexistente no terreno mas a África do Sul vai enviar para a Nigéria uma equipa de peritos de diferentes departamentos para ajudar nas operações de socorros.

Segundo o porta-voz do Presidente, Mac Maharaj, os seus serviços trabalham 24 horas ao dia para facilitar a deslocação das famílias à Nigéria para identificar os corpos das vítimas.

A organização humanitária sul-africana Gift of the Givers declarou, esta quarta-feira, que ela só enviará a sua própria equipa de socorros se a Nigéria formular o pedido junto da comunidade internacional.

"Devemos estar conscientes do facto de que não podemos impor a nossa ajuda a nenhum país pois é normal que a sua própria agência de socorros se ocupe primeiro do problema », declarou o porta-voz da organização, Imtiaz Sooliman.

Lembre-se que as autoridades nigerianas anunciaram terça-feira um balanço de 63 mortos e 131 feridos.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/IBA/FK/IZ 17set2014