Agência Panafricana de Notícias

BIC Angola compra BPN Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Banco Internacional de Crédito (BIC), um banco de direito angolano, acaba de adquirir ao Estado português os ativos do Banco Português de Negócios (BPN IFI), sedeado em Cabo Verde, por 30 milhões de euros, soube a PANA de fontes seguras.

De acordo com um comunicado do Ministério das Finanças de Portugal, "com esta alienação, dá-se continuidade ao processo de venda das participações sociais que foram transferidas do Banco Português de Negócios, S.A. para o Estado Português em fevereiro de 2012".

O BPN IFI era um dos ativos detidos pelo BPN em Cabo Verde, país onde, através de uma outra instituição - o Banco Insular - terão sido realizadas no passado um conjunto de irregularidades que levaram o governo cabo-verdiano a suspender, em 2009, a atividade da instituição no arquipélago onde operava há 10 anos como instituição financeira internacional.

Antes de se concretizar a compra do BPN IFI, responsáveis do BIC Angola haviam afirmado o interesse em se estabelecer em Cabo Verde.

As fontes revelaram que já estava em curso a preparação de um pedido de licença para operar no mercado cabo-verdiano através de uma Instituição Financeira Internacional (IFI).

Com a compra pelo banco angolano do BPN IFI, torna-se agora desnecessário avançar com um pedido de licença para operar como IFI em Cabo Verde.

-0- PANA CS/TON 13março2013