Agência Panafricana de Notícias

BCEAO lança campanha para incrementar banca regional

Dakar- Senegal (PANA) -- Uma campanha de comunicação sobre o aumento do acesso a serviços bancários e o uso dos meios de pagamento não monetários na União Económica e Monetária Oeste- Africana (UEMOA) foi lançada oficialmente, quinta-feira em Dakar.
Ao lançar esta campanha, o governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), Philippe Henri Dacoury Tabley, indicou que se trata-se de uma campanha de comunicação que compreende ações mediáticas e de terreno a serem desdobradas nos oito países membros da UEMOA.
De acordo com Tabley, o objetivo desta operação é contribuir para a elevação, para 20 porcento, da taxa de banca nos próximos cinco anos, contra a taxa atual que oscila entre 3 e 8 porcento e divulgar os novos sistemas de pagamento criados pelo Banco Central na zona UEMOA.
"Nas suas diferentes vertentes, a modernização dos meios e sistemas de pagamento visa principalmente o melhoramento e a qualidade das infraestruturas de pagamento, a consolidação da eficiência dos instrumentos de controlo e a implementação da política monetária com vista a um desenvolvimento do mercado financeiro regional", disse.
Ele sublinhou que os titulares duma conta bancária na UEMOA representam menos de 10 porcento da população, contra uma taxa de aproximadamente 40 porcento nalguns países africanos, tais como Marrocos e a África do Sul.
"É portanto importante concentrarmos os esforços nos aspectos que constituem alavancas importantes de crescimento e de desenvolvimento económico e social", sustentou o governador do BCEAO.
A UEMOA agrupa Benin, Burkina Faso, Côte d'Ivoire, Guiné Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.