Agência Panafricana de Notícias

Avião militar belga bloqueado em Niamey

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- Um avião militar belga está bloqueado no aeroporto de Niamey onde ele fez escala no quadro de uma operação de repatriamento compulsivo de seis cidadãos nigerianos por estada ilegal na Bélgica e na Bulgária, soube-se de fonte oficial em Bruxelas.
Segundo um porta-voz do Ministério belga dos Negócios Estrangeiros, nesta aeronave imobilizado na pista do aeroporto de Niamey estão 19 polícias belgas, seis polícias búlgaros e quatro membros da tripulação.
Após Niamey, o aparelho deveria deslocar-se a Abuja, a capital federal da Nigeria para deixarr os seis Nigerianos, dos quais três expulsos da Bélgica logo depois de o seu pedido de asilo ter sido rejeitado ao passo que os três restantes explusos da Bulgária por estada ilegal.
Já que as fronteiras do Níger estão encerradas devido ao golpe de Estado militar ocorrido quarta-feira última, o avião belga continua parado no aeroporto de Niamey até à nova ordem.
Um Conselho Supremo para a Restauração da Democracia (CSDR), liderado pelo chefe do Esquadrão Salou Djibo, dirige o Níger desde quinta-feira, na sequência do golpe de Estado que derrubou o Presidente Mamadou Tandja que dirigia o país desde 1999.