Agência Panafricana de Notícias

Associação cristã da Nigéria denuncia "limpeza religiosa sistémica"

Lagos, Nigéria (PANA) – A Associação cristã da Nigéria (CAN) assimila os ataques crescentes contra as igrejas no norte da Nigéria de maioria muçulmana a "uma limpeza religiosa sistémica que recorda aos cristãos a génese de uma Jihad".

Num comunicado do seu presidente, Ayo Oritsejafor, a CAN denunciou o tratamento "leviano" destes ataques pelo Governo.

Este comunicado segue-se aos atentados suicidas de domingo contra três igrejas na cidade de Kaduna (norte), que, segundo os jornais, fizeram mais de 50 mortos e mais de 300 feridos.

Estes atentados suscitaram represálias da parte dos cristãos e obrigaram o Governo do Estado a impor um recolher obrigatório de 24 horas em todo o seu território.

A CAN indicou que as garantias persistentes do Presidente Goodluck Jonathan segundo as quais estes ataques, que começaram em 2009 quando a violenta seita islamita Boko Haram lançou a sua campanha de terror, vão findar em breve, não se materializam e os Nigerianos, nomeadamente os cristãos, são submetidos a um modo de existência surealista.

"O que parece mais preocupante é a gestão desta crise pelo Presidente responsável pela segurança das vidas e dos bens dos Nigerianos. De facto, é uma gestão leviana pois os responsáveis ao mais alto nível enviam sinais contraditórios sobre esta estratégia", segundo o comunicado.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/CJB/IZ 21junho2012