Agência Panafricana de Notícias

Arcebispo defende nova luta contra desigualdades socioeconómicas na África do Sul

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) - O arcebispo anglicano, Thabo Makgoba, preconizou quinta-feira ultima uma "nova luta" na África do Sul contra desigualdades socioeconómicas.

"Parece que vivemos num país cujos dirigentes, apesar da emancipação e da democracia, não se importam com as aspirações do seu povo. Muitas as vezes, estes dirigentes parecem não ter visão nem sentido de projeção e muito menos um projeto prático que se comprometeram oficialmente a implementar", indignou-se o prelado durante uma missa de Natal.

"Os Sul-africanos já se esqueceram como serem corajosos. Não estamos habituados a aceitar e a viver numa sociedade em que se estamos sancionados, penalizados e severamente reprimidos pela nossa coragem. Só a verdadeira coragem pode abrigar-nos da corrupção", afirmou.

Por outro lado, o Vice-Presidente da República, Cyril Ramaphosa, convidou os Sul-Africanos a refletirem sobre os 20 anos da democracia do seu país, ao celebrarem o Natal.

"Enquanto celebramos este evento, celebramos igualmente 20 anos de paz, de liberdade e de democracia", declarou Ramaphosa. Isto nos dá uma ocasião de refletirmos sobre o nosso percurso e o caminho que nos resta a fazer", acrescentou.

O Partido dos Combatentes para a Liberdade Económica (oposição) advogou um "espírito de amor revolucionário" durante estas férias de fim de ano enquanto o Partido Nacional para a Liberdade (também a oposição) aconselhou os Sul-africanos serem prudentes nas estradas.

-0- PANA CU/SEG/FJG/TBM/MAR/DD 26dez2014