Angola e Senegal reforçam cooperação económica
Luanda, Angola (PANA) - Angola pretende reforçar a cooperação com o Senegal nos setores do petróleo e dos transportes, entre outro, soube a PANA de fonte oficial.
A informação consta de uma mensagem do Presidente angolano, João Lourenço, ao seu homólogo senegalês, Bassirou Diomaye Faye, entregue entregue, em Dakar, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.
Na mensagem, o Chefe de Estado angolano exprime, igualmente, solidariedade para com o povo e o Governo senegaleses.
Em comunicado de imprensa, o Ministério angolano das Relações Exteriores revela que Tête António, aproveitou a ocasião para transmitir o convite do Presidente João Lourenço ao ao Presidente Bassirou Faye para visitar Angola em data a acordar pelos canais diplomáticos.
O ministro das Relações Exteriores esteve domingo último, em Dakar, para uma visita de 24 horas ao Senegal, no âmbito do reforço da cooperação entre Angola e este país da África Ocidental.
A sua visiita enquadra-se num périplo que o levará igualmente a Bamako (Mali), Ouagadougou (Burkina Faso), e Niamey (Níger).
Segundo o documento, as relações entre Angola e Senegal são, de forma geral, cordiais e marcadas por uma cooperação no âmbito bilateral e multilateral, especialmente dentro da União Africana e de outras organizações continentais.
Os dois países compartilham posições comuns em fóruns africanos e internacionais, sobretudo em temas como a defesa da soberania dos Estados africanos, cooperação Sul-Sul, desenvolvimento sustentável, combate à pobreza e reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, defendendo maior representatividade africana.
As relações bilaterais entre Angola e esses países da África Ocidental (Senegal, Mali, Burkina Faso e Níger) são caracterizadas por uma cooperação crescente, embora com diferentes níveis de profundidade e áreas de actuação.
-0- PANA JA/DD 17junho2025