Angola diz-se disposta a dar apoio total ao mandato do PAM
Roma, Itália (PANA) - A representante permanente de Angola junto das Agências das Nações Unidas em Roma, Josefa Sacko, declarou-se disposta a dar um total apoio e assumir um compromisso construtivo do país para promover o mandato do Programa Alimentar Mundial (PAM) de salvar vidas, soube a PANA de fonte oficial.
A também embaixadora de Angola na Itália manifestou esta disposição durante um encontro, esta terça-feira, em Roma, com a presidente do Conselho de Administração do PAM, Carla Barroso Carneiro, no âmbito da estratégia da referida instituição para o periodo 2026-2029.
Comprometeu-se, nessa ocasião, a garantir que os esforços coletivos, neste quadro, se traduzam num impacto significativo e duradouro para os mais necessitados.
Na qualidade de membro deste Conselho Executivo e coordenadora da lista (A), que engloba todos países africanos, Josefa Sacko reafirmou, neste particular, usar o posicionamento dos membros, em particular o de Angola, e do resto do continente africano, como região prioritária, para assegurar uma força vital na luta contra a fome e na promoção da segurança alimentar em todo o mundo.
“Numa época marcada por desafios globais persistentes e sobrepostos, nomeadamente conflitos, choques climáticos, pressões económicas e crescente insegurança alimentar, o trabalho do Programa Alimentar Mundial precisa de revitalizar as suas ações de inverter a situação atual que o mundo vive”, salientou a embaixadora angolana.
Por sua vez, Carla Barroso, cumulativamente representante permanente da República Federativa do Brasil neste órgão, deu a conhecer que conta com o apoio de África que continua a ser o continente mais desvastado com a calamidade da fome e da insegurança alimentar.
Neste primeira audiência, após a designação de Angola, quinta-feira última, como membro do Conselho Executivo do PAM para o vigente periodo, foi abordada a necessidade de alinhamento da estratégia e dos programas às prioridades nacionais e regionais.
O encontro também versou sobre areas de intervenção, a identificação dos países a beneficiar dum apoio emergencial e o posicionamento de África como região prioritária.
O PAM é a maior agência humanitária da ONU, liderando o combate à fome no mundo, fornecendo assistência alimentar emergencial em termos de géneros alimentícios, em situações de desastres e conflitos, e buscando soluções sustentáveis, como a alimentação escolar e o apoio à agricultura familiar, estando presente em mais de 120 países e territórios no mundo.
-0- PANA JF/DD 20janeiro2026

