Agência Panafricana de Notícias

Angola cria centro moderno de formação de instrutores de condução

Luanda- Angola (PANA) -- O primeiro centro de formação de instrutores, examinadores e inspectores de análise de acidentes foi inaugurado em Luanda com vista a contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária em Angola, onde morrem em média 50 pessoas por dia vítimas de acidentes de viação, soube- se de fonte oficial.
O centro, inaugurado pelo ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto, utiliza modernas tecnologias de formação como quadro interactivo e ferramentas de software, bem como salas virtuais de condução, através de imagem e vídeo, para a formação de motoristas.
Na ocasião, Pitra Neto disse que isto constitui um passo positivo para assegurar a qualidade dos instrutores das escolas de condução, sublinhando que é a melhor maneira de ter condutores com atitudes cívicas e de responsabilidade.
Dados oficiais indicam que os acidentes rodoviários, provocados essencialmente pelo excesso de velocidade, pela sonolência e pela condução sob efeito de álcool, constituem a segunda causa de morte em Angola depois da malária.
Um novo Código da Estrada em vigor em Angola desde Abril de 2009 estipula, entre outros, o porte obrigatório do cinto de segurança, a proibição do do uso do telemóvel durante a condução, inspecções periódicas obrigatórias dos veículos, o sexto ano de escolaridade e a frequência duma escola de condução para a obtenção da carta de condução.