Agência Panafricana de Notícias

Angola alberga congresso internacional de médicos

Luanda- Angola (PANA) -- A capital angolana, Luanda, é palco de 18 a 19 deste mês do VI Congresso Internacional de Médicos consagrado à análise das principais questões do sector no mundo particularmente a formação e os cuidados primários da saúde, soube a PANA quinta-feira.
O evento a decorrer sob o lema "Os Médicos e o Seu Contributo para o Desenvolvimento Humano" reúne cerca de 700 médicos angolanos e estrangeiros de países lusófonos que vão igualmente debruçar-se sobre a saúde materno-infantil e a prevenção de doenças.
Os médicos angolanos prometeram tentar buscar neste congresso novas estratégias "que contribuam para a melhoria da saúde da população do país e da sua qualidade de vida", segundo a porta-voz do encontro, Isabel Massocolo.
Massocolo disse, em declarações à Agência Angola Press (Angop), que o lema escolhido para a reunião "vai de encontro às preocupações do Governo (angolano) referentes ao quadriénio 2009/2012, bem como aos objectivos da Ordem dos Médicos Angolanos".
Ela indicou que o conclave prevê a realização de quatro conferências que vão versar designdamente sobre "formação e cultura científica no contexto de desenvolvimento humano", "formação como factor de desenvolvimento humano", "sistemas de informação em saúde" e "cirurgias", para além de um painel relativo à cooperação entre Angola e Cuba no domínio da saúde.
Isabel Massocolo referiu que os médicos têm como principais desafios promover a saúde e a prevenção da doença, aliada à saúde hospitalar e humanização dos serviços.
A classe médica, referiu, enfrenta cada vez mais complexos problemas que influenciam o desenvolvimento humano harmonioso, como resultado dos novos estilos de vida, riscos ambientais, doenças transmissíveis, crónicas, questões de reprodução e sexuais, que exigem de todos profissionais atitudes coordenadas.
Durante os dois dias de trabalho, os médicos vão também trocar experiências sobre os diversos domínios da medicina, analisar problemas comuns de saúde pública, bem como buscar soluções para melhorar a saúde dos cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Entre os convidados ao congresso destaca-se a presença do ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.