Agência Panafricana de Notícias

Angola abre inquérito sobre agressões policiais de reclusos em Viana

Luanda, Angola (PANA) - O Ministério angolano do Interior anunciou a abertura de um inquérito para apurar a veracidade de uma denúncia sobre agressões físicas e maus tratos infligidos por agentes policiais contra reclusos da prisão de Viana, arredores da capital, Luanda.

Esta denúncia fez-se através de um vídeo publicado esta semana pelas redes sociais, mostrando agentes da Polícia Nacional, dos Serviços Prisionais e da Proteção Civil e Bombeiros a agredirem cruelmente os reclusos da Cadeia de Viana e no interior desta.

O Ministério do Interior prometeu apurar a veracidade dos factos retratados no vídeo e responsabilizar os autores deste ato bárbaro apresentado como tendo ocorrido a 19 de março de 2012, alguns meses antes do motim registado no mesmo estabelecimento prisional.

Por outro lado, o Ministério do Interior pede a “permanente colaboração” dos cidadãos na denúncia destes atos "que põem em causa a abnegação dos seus funcionários".

“A direção do Ministério do Interior reitera ainda a sua inteira disponibilidade para que atos similares e que envolvam efetivos afetos aos diferentes órgãos deste Ministério sejam prontamente denunciados”, refere um comunicado citado pela Agência Angola Press (Angop).

Nos últimos tempos, as redes sociais têm sido aproveitadas pelos cidadãos angolanos para expor vídeos que retratam cenas de violência e outros desvios, com recurso a aparelhos amadores, e que têm permitido às autoridades desencadear ações para apurar responsabilidades e determinar os infratores.

O caso mais recente envolveu donos de um estabelecimento comercial, em Luanda, que espancaram brutalmente duas mulheres por alegado furto de bens na loja, o que levou à detenção dos agressores, que foram responsabilizados e condenados judicialmente.

-0- PANA IZ 27ago2013