Agência Panafricana de Notícias

Anatoly Karpov quer popularizar xadrez em África

Luanda- Angola (PANA) -- O ex-campeão do mundo de xadrez, Anatoly Karpov, pretende investir 600 mil dólares americanos na difusão desta disciplina em África.
Candidato à presidência da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), o campeão russo pretende explorar o seu mandato, entre outros, para organizar sessões de reciclagem de árbritros e de treinadores e aumentar o número de crianças que praticam esta disciplina em África.
Anatoly Karpov, que se encontra desde sexta-feira na capital angolana onde veio apresentar o seu projeto e instar a Federação Angolana de Xadrez (FAX) a apoiar a sua candidatura, promete a Luanda ocupar uma das vice-presidências da FIDE.
Durante o seu encontro com o campeão de xadrez, o ministro angolano da Juventude e Desportos, Gonçalvez Muandumba, qualificou de bastante ambicioso o projeto do Russo.
"É um bom sinal.
Isto demonstra que Angola fez um bom trabalho a favor do desporto e do xadrez, em particular", disse o ministro angolano que garante o apoio do seu país à candidatura de Anatoly Karpov e comprometeu-se a sensibilizar para este fim alguns países da região da África Austral e os de língua portuguesa.