Agência Panafricana de Notícias

90 voluntários franceses retirados do Sahel sob ameaça da AQMI

Paris, França (PANA) – Cerca de 90 voluntários franceses foram retirados do Mali e do Níger sob a ameaça do grupo terrorista da Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), anunciou esta quarta-feira um responsável da associação "France volontaires", Dante Monferrer.

Delegado-geral da France volontaire, Monferrer precisou, durante um encontro com jornalistas e deputados, que 60 voluntários foram retirados do Mali e 30 outros do Níger por injunção do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.

« Tentámos convencer o Quai d'Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros) da possibilidade de conduzir estes voluntários para regiões como Bamako e Niamey que apresentam uma certa garantia de segurança. O Ministério afirmou que os riscos de rapto da AQMI são muito fortes para nos autorizar a manter estes voluntários no Sahel », explicou.

Apesar dos protestos dos países interessados, o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros mantém a proibição estrita aos cidadãos franceses de se deslocar ao Mali, à Mauritânia e ao Níger, incluindo as capitais Bamako, Nouakchott e Niamey.

Vários deputados e representantes locais franceses criticaram a medida de proibição, afirmando que ela é exagerada e injusta contra países do Sahel que se batem com determinação contra as atuações da AQMI.

-0- PANA SEI/JSG/FK/IZ 20julho2011