Agência Panafricana de Notícias

48º aniversário da morte de Patrice Lumumba assinalado em Kinshasa

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- O chefe do Estado congolês, Joseph Kabila, o primeiro-ministro Adolphe Muzito, bem como várias outras personalidades congolesas depositaram sábado uma coroa de flores no monumento do ex-primeiro-ministro congolês, Patrice Emery Lumumba, no quadro das manifestações comemorativas do 48º aniversário do assassinato.
Os membros da família de Lumumba renderam igualmente homenagem ao seu ente querido, antes de membros do governo, senadores e outros quadros do Partido Lumumbista Unificado (PALU), constatou a PANA no local.
Os militantes do PALU de Antoine Gizenga vieram numerosos ao local da manifestação a bordo de autocarros com cartazes onde estava escrito o nome do seu partido.
Vestidos de camisolas com a efígie do herói nacional ou ainda de trajes tradicionais de ráfia, numerosos populares estiveram presentes neste evento.
O Largo Lumumba, onde grupos folclóricos se exibiam, estava ornamentado com bandeirinhas, ramos e outros artefactos afins em homenagem a Patrice Emery Lumumba.
Uma vedação foi construída neste local onde o gigante monumento de Lumumba repousa doravante acima de um pedestal de mármore, com uma placa escrita "Herói Nacional, Patrice Emery Lumumba (1925-1961)".
Esta tarde, o arcebispo de Kinshasa, o monsenhor Laurent Monsengwo Pasinha, celebrou, na catedral Notre Dame du Congo, uma missa de acção de graças retransmitida em directo nas antenas da Rádiodifusão e Televisão Nacional Congolesa (RTNC) para o repouso da alma do ilustre desaparecido.