Agência Panafricana de Notícias

17 Congoleses detidos por tentativa de violação de fronteira angolana

Mbanza-Kongo- Angola (PANA) -- Dezassete cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram detidos nos últimos sete dias pelas autoridades policiais na província angolana do Zaire, no norte do país, por alegada tentativa de violação da fronteira, anunciou segunda-feira fonte da corporação.
De acordo com a Agência Angola Press (Angop), os imigrantes em causa foram interceptados pela Guarda-fronteira no marco fluvial de Tudilua, no município do Soyo.
Eles faziam-se transportar de uma canoa a partir do rio Zaire (actual Congo) para atingirem o município piscatório do Nzeto (Zaire), para depois chegar à capital do país, Luanda, refere a Angop citando o porta-voz em exercício do Comando Provincial da Polícia no Zaire, inspector-chefe Pedro Kavungu Semi.
Pedro Semi disse tratar-de 12 indivíduos do sexo masculino e cinco femininos que já foram encaminhados à Direcção Provincial dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) para o seu repatriamento.
A província do Zaire partilha 330 quilómetros de fronteira terrestre e fluvial (no rio Congo) com a região do Baixo Congo, da República Democrática do Congo.