Agência Panafricana de Notícias

16 pescadores tunisinos regressam à pátria depois de detidos na Líbia

Tunis, Tunísia (PANA) - Os 16 pescadores tunisinos, cujos barcos haviam sido apreendidos pela guarda costeira líbia, chegaram, quarta-feira última, à noite, ao porto pesqueiro de Mahdia, a 200 quilómetros a sul de Túnis.

Os dois barcos pesqueiros tunisinos foram intercetados a 29 de setembro de 2015 e em fevereiro de 2016, em águas territoriais líbias, refere-se.

Parentes dos 16 pescadores convergiram para o porto pesqueiro de Túnis logo depois de informados sobre a sua libertação e disponibilizaram o montante de dinheiro exigido pelas autoridades líbias.

A apreensão dos barcos e o aprisionamento dos pescadores foram realizados segundo a lei líbia, disse um dos pescadores, acrescentando que eles foram bem tratados pelas autoridades líbias.

"As forças de segurança líbias escoltaram os nossos barcos até a 40 quilómetros, ao largo das costas líbias para nos garantirem um regresso seguro à Tunísia", testemunhou.

As embarcações tunisinas foram intercetadas  pelos guardas costeiros líbios, nomeadamente em dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, lembra-se.

As guarda costeiras tunisinas, por seu lado, apreendeu, a 17 de setembro de 2018, um navio pesqueiro líbio que havia entrado nas águas tunisinas, assinala-se

-0- PANA YY/IN/DIM/DD 03out2019