Agência Panafricana de Notícias

10 candidatos do PDG disputam investidura para presidenciais no Gabão

Libreville- Gabão (PANA) -- Os membros do Comité Consultivo do Bureau Político do Partido Democrático Gabonês (PDG, no poder) prosseguem esta terça-feira a audição dos 10 candidatos inscritos para as eleições presidenciais antecipadas, soube a PANA de fonte oficial.
Entre os 10 candidatos, apenas um será designado por consenso, de acordo com os estatutos do partido.
O primeiro candidato segunda-feira à tarde foi Ali Bongo Ondimba, ministro da Defesa e filho do defunto Presidente Omar Bongo Ondimba, falecido a 8 de Junho último na Espanha, que depositou o seu dossier de candidatura a 29 de Junho.
Após Ali Bongo Ondimba, foram ouvidos Stéphane Loko Boussiengui, Sany Megwazeb, Daniel Ona Ondo, Santurel Ngoma Madoungou, Christiane Bitougat, Casimir Oyé Mba, Jean Eyeghe Ndong, Christian-Raphaël Gondjout e Thierry d'Argentieu Kombila.
Os postulantes, segundo os critérios estatuários, serão escolhidos esta terça-feira antes de o Bureau Político investir o seu candidato oficial quarta-feira.
O Bureau Político é constituído por 18 membros, dos quais dois por província.
Ele está encarregue de examinar os dossiers dos 10 candidatos que desejam defender as cores do partido criado em Dezembro de 1968 pelo Presidente Omar Bongo Ondimba.
Fixadas para 45 dias depois da morte do Presidente Omar Bongo Ondimba, as eleições presidenciais antecipadas não poderão decorrer finais de Julho, como previsto pela Constituição do país, depois de a oposição pedir o seu adiamento por alguns meses.