África chamada a promover parceria público-privado
Brazzaville, Congo (PANA) – O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, convida os países membros da organização continental a promoverem a parceria público-privado, para o desenvolvimento das atividades do setor privado.
Na abertura, terça-feira última, em Brazzaville, do V "Fórum Investir em África", lançado em 2015, Mahamat sublinhou que esta edição decorre num momento essencial em que África se prepara para acelerar a integração através, entre outros, da assinatura dos acordos de criação da Zona de Livre Comércio Continental, que representa um mercado económico de mais de um bilião de habitantes.
Para a criação deste espaço económico e comercial unificado vai contribuir sem dúvida para a aplicação da visão da Agenda 2063 da UA.
Saudou igualmente os esforços desdobrados por alguns países do continente a favor da melhoria do ambiente de negócios, da facilitação e proteção de investimentos.
O Presidente da CUA insistiu igualmente sobre a necessidade de reorientar a cooperação para parcerias mutuamente vantajosas, com vista a diversificar economias do continente e criar empregos para a juventude africana.
"A revolução digital oferece uma excelente contribuição ao continente para acelerar a sua participação na fase de revolução industrial, tirar o melhor proveito das oportunidades económicas e sociais que disto resultam”, indicou o diplomata tchadiano ao serviço da União Africana.
Este fórum da capital congolesa é organizado com o apoio do Banco Mundia (BM)l, do ministério chinês das Finanças e do Banco Chinês de Desenvolvimento.
A cerimónia de abertura foi honrada pela presença dos Presidentes Denis Sassou N’Guesso do Congo, Paul Kagame do Rwanda, João Lourenço de Angola, Faustin Archange Touadera da República Centroafricana e Félix Tshisekedi da República Democrática do Congo.
Este último solicitou o apoio à candidatura do seu país à organização da próxima edição desta plataforma internacional de promoção da cooperação multilateral e de criação das oportunidades de investimento em África.
Este V "Fórum Investir em África" terminou quarta-feira última em Brazzaville.
-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 11set2019